Yoga do Riso é a relação entre exercícios de respiração profunda (Pranayama) e exercícios de riso onde trabalhamos a interacção entre pessoas, o contacto visual e o riso sem motivo aparente e incondicional.
Este processo é muito divertido e está dividido em várias fases que aportam inúmeros benefícios ao nosso organismo.
- Na primeira fase explicamos em que consiste a sessão de riso e de seguida serão realizados exercícios de respiração.
- Numa segunda fase passamos a exercícios de riso incondicional (porque não é preciso ter um motivo para rir) através de situações quotidianas e de exercícios de caracter lúdico.
- E na fase final passamos ao relaxamento e meditação para usufruir de todos os benefícios que obtivemos ao longo da Sessão de Riso.
A Risoterapia é uma técnica psicoterapêutica que produz benefícios mentais, físicos e emocionais mediante o Riso.
É terapêutico na medida que ajuda no processo de cura, mas não pode ser confundido com uma terapia. O ideal é praticar o riso em grupo a fim de o transmitir de pessoa para pessoa.
É também importante aprender a rir sozinhos, de nós próprios e das capacidades limitadas do ser humano e da vida.
Rir é a melhor medicina preventiva que se conhece e não tem contraindicações importantes. Mesmo assim deve evitar-se a prática de uma Sessão de Riso completa em casos de Epilepsia, Ataques Cardíacos, Hérnias e Desordens Psiquiátricas quando não recomendado.
O riso produz enorme bem-estar às pessoas que o praticam com regularidade assim como melhora o estado anímico e psicológico. Ajuda a libertar o stress e a libertar os pensamentos negativos, ‘reprogramando’ a nossa mente para voltar a ver a vida como uma situação positiva, e dá-nos força para dar a volta a situações que nos confrontam no quotidiano.