Yoga do Riso

Yoga do Riso em Lisboa e Porto

Yoga do Riso é a relação entre exercícios de respiração profunda (Pranayama) e exercícios de riso onde trabalhamos a interacção entre pessoas, o contacto visual e o riso sem motivo aparente e incondicional.

Este processo é muito divertido e está dividido em várias fases que aportam inúmeros benefícios ao nosso organismo.

  • Na primeira fase explicamos em que consiste a sessão de riso e de seguida serão realizados exercícios de respiração.
  • Numa segunda fase passamos a exercícios de riso incondicional (porque não é preciso ter um motivo para rir) através de situações quotidianas e de exercícios de caracter lúdico.
  • E na fase final passamos ao relaxamento e meditação para usufruir de todos os benefícios que obtivemos ao longo da Sessão de Riso.

Risoterapia

risoterapia

A Risoterapia é uma técnica psicoterapêutica que produz benefícios mentais, físicos e emocionais mediante o Riso.

É terapêutico na medida que ajuda no processo de cura, mas não pode ser confundido com uma terapia. O ideal é praticar o riso em grupo a fim de o transmitir de pessoa para pessoa.

É também importante aprender a rir sozinhos, de nós próprios e das capacidades limitadas do ser humano e da vida.

Rir é a melhor medicina preventiva que se conhece e não tem contraindicações importantes. Mesmo assim deve evitar-se a prática de uma Sessão de Riso completa em casos de Epilepsia, Ataques Cardíacos, Hérnias e Desordens Psiquiátricas quando não recomendado.

O riso produz enorme bem-estar às pessoas que o praticam com regularidade assim como melhora o estado anímico e psicológico. Ajuda a libertar o stress e a libertar os pensamentos negativos, ‘reprogramando’ a nossa mente para voltar a ver a vida como uma situação positiva, e dá-nos força para dar a volta a situações que nos confrontam no quotidiano.

Como é uma sessão de riso?

terapia do riso em Porto e Lisboa

O que acontece numa sessão de riso é que criamos um ambiente de grupo onde todos interagimos uns com os outros, rindo enquanto realizamos o exercício que o Risoterapeuta indica, olhando-nos nos olhos, e tudo isto cria um contágio que nos faz passar do riso induzido ao riso verdadeiro.

Durante a sessão também trabalhamos outras técnicas como jogos, dança, exercícios de respiração e promovemos o convívio entre as pessoas que fazem parte da dinâmica assim como dos familiares e amigos dos mesmos.

Rir é um acto social e uma partilha de alegria e felicidade.

Benefícios para a Saúde

Terapia do riso em Lisboa e Porto

Quando Rimos fortalecemos o coração, dilatamos os vasos sanguíneos, melhoramos a respiração, aliviamos a digestão, activamos mais de 400 músculos do nosso corpo, fortalecemos laços afectivos, libertamos serotonina (antidepressivo natural), libertamos endorfinas - hormonas que aliviam a dor e provocam uma agradável sensação de bem-estar, libertamos dopamina que ajuda a elevar o estado de ânimo, e também libertamos adrenalina o que ajuda a estarmos mais despertos e receptivos proporcionando-nos maior criatividade.

Rir com frequência também fortalece o sistema imunológico e como rebaixa o nível de cortisol ajuda a atenuar o stress e as insónias. Melhora ainda a função pulmonar em pacientes asmáticos e combate problemas cardiovasculares entre outros benefícios.

Rir ajuda a superar situações quotidianas de uma forma saudável e é uma excelente terapia complementar à medicina tradicional.

Está demonstrado cientificamente que o nosso corpo não distingue o riso induzido do riso natural leva o organismo a obter todos os benefícios físicos, mentais e emocionais anteriormente mencionados.